Empresas que Confiam em Nossos Serviços

Como Funciona o Processo de Registro de Marcas?

safe deposit box

Pesquisa de Disponibilidade

Primeiro, fazemos uma pesquisa detalhada para garantir que sua marca está disponível.

interest_512px

Análise Estratégica 360º

Nossa equipe faz uma análise minuciosa para maximizar suas chances de sucesso no registro.

monitor

Depósito no INPI

Cuidamos de toda a burocracia para que sua marca seja registrada o quanto antes.

chart

Acompanhamento Completo

Nossa equipe monitora todo o processo e mantém você informado sobre o andamento.

Por que Você Não Pode Adiar o Registro?

Se você adiar o registro, poderá enfrentar sérios problemas no futuro:

Ser forçado a mudar de nome:

O primeiro a registrar fica com os direitos, e você pode ser obrigado a alterar toda a sua identidade visual.

Perder todos os investimentos:

Sem o registro, você corre o risco de perder todo o dinheiro investido em marketing e branding.

Receber notificações e processos:

Pode ser processado por uso indevido de marca, com multas e apreensão de mercadorias.

1
2
3
4

FAQ

Perguntas frequentes

Nós oferecemos um serviço especializado para cada um de nossos clientes, para que possamos te ajudar nas tomadas de decisões e deixar o seu negócio totalmente regularizado.

Na Scoop Consultoria você é atendido por pessoas de verdade utilizando seu WhatsApp, e-mail ou por chamada de vídeo, como preferir!  Fique tranquilo, não usamos robôs chatos e mensagens intermináveis.

A proteção de uma marca vai garantir o uso exclusivo em todo país. Como principal elo entre o seu negócio e o seu público, a marca é um dos principais e mais valiosos bens de todo negócio, seja ele grande ou pequeno, permitindo que o cliente saiba da procedência e qualidade de produtos e serviços. O registro, válido apenas depois de concedido pelo INPI, previne que terceiros utilizem marca idêntica ou semelhante à sua sem prévia autorização, garantindo que você não será incomodado por terceiros e que, caso seja, conseguirá ter legitimidade para adotar as medidas cabíveis para cessar esse incômodo.

No Brasil, a proteção de marcas abrange sinais distintivos visualmente perceptíveis que não se enquadram nas proibições do art. 124 da Lei de Propriedade Industrial. Os requisitos para o registro incluem:

  1. Liceidade: A marca não pode infringir normas de ordem pública ou bons costumes. Por exemplo, a bandeira nacional não pode ser registrada.

  2. Distintividade: A marca deve ser única em seu segmento e não pode descrever o produto ou serviço. Por exemplo, “carro” não pode ser registrada para automóveis.

  3. Veracidade: A marca não deve ser enganosa quanto à origem ou natureza dos produtos e serviços. Por exemplo, “Barcos Holandeses” não pode ser registrada para barcos feitos no Brasil.

  4. Disponibilidade: A marca deve estar disponível, ou seja, não pode existir uma marca igual ou semelhante já registrada por terceiros para atividades relacionadas.

Scoop Consultoria oferece suporte adicional. Refazemos o seu pedido sem cobrar custos adicionais de honorários, garantindo que seu processo de registro seja conduzido de maneira eficiente e buscando garantir o sucesso da sua marca.

A marca pode ser nominativa, composta meramente por letras e números, pode ser figurativa, sendo uma imagem/desenho ou pode, ainda, ser mista, com a representação gráfica de uma marca nominativa com ou sem desenhos adicionais. A marca pode ser, ainda, tridimensional, uma representação gráfica de um objeto tridimensional, a exemplo do formato dos sabonetes dove e do chocolate toblerone. Por fim, recentemente foi reconhecida a possibilidade de registro de marcas de posição, de grande importância para a indústria da moda, que é a justaposição de determinado sinal em um local específico de um objeto, a exemplo dos 3 traços dos sapatos Adidas, sempre postos na lateral dos calçados da mesma forma e que, essencialmente, identificam que aquele calçado pertence àquela empresa.

O processo de registro de marca dura, em média, 12 a 14 meses, um avanço perto dos 36 meses de um tempo atrás, né?

Possuir o CNPJ regularmente cadastrado na Junta Comercial não impede que terceiros utilizem seu nome empresarial como marca. O CNPJ e a marca são institutos diferentes, para proteção de marca, o registro precisa ser feito perante o INPI. Em nomes de domínio devidamente registrados no Registro.Br e uso nas redes sociais a proteção da marca também não está garantida. Então cuidado, alguém pode se aproveitar da sua fama e registrar a sua marca lá antes (inclusive seu concorrente)!

Não! Existe uma redução de até 60% no valor de retribuição a serem pagas em boa parte dos serviços por: pessoas naturais/físicas; microempresas, microempreendedor individual e empresas de pequeno porte, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa e entidades sem fins lucrativos. Se você se encaixa numa dessas hipóteses, aproveite!

Não! Apesar de algumas empresas enviarem e-mails duvidosos alegando que você deve pagar uma anuidade para manter seu registro válido, a verdade é que não existe qualquer taxa anual a ser paga para manter seu registro em vigor. Somente a cada 10 anos é que você precisa prorrogar o registro. Destacamos que o INPI não envia qualquer comunicação ou boleto para prorrogar ou acompanhar sua marca, se receber algum, cuidado, é golpe!

Fale diretamente pelo WhatsApp!

© 2024 Scoop Consultoria ® Ltda Cnpj: 50.425.366/0001-80

Politicas de Privacidade

Posso ajudar?